terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Viajando com o Kstars e o Stelarium

Pessoal, quero deixar mais umas telas aqui.
A primeira é a tela do Kstars, um programa muito interessante, cheio de plugins e informações que podem ser baixadas para exibição na tela. O visual é bom, não é pesado com um pouco de treino e ajuda de um mapa estelar... hum, dá pra viajar mesmo.

O programa é nativo do ambiente KDE, mas no gnome ele roda perfeitamente - peculiaridade dos sitemas debian based.

A seguir a tela do Kstars



A segunda tela é do programa Stelarium. Além de exibir uma grade que facilita a localização espacial dos corpos apresentados, o Stelarium pode, por exemplo, mostrar (opcionalmente) as imagens alusivas às constelações - muito instrutivo.
Obviamente os recursos não foram todos expostos aqui. Eles são muitos e não é o meu objetivo falar de todos eles. Há muito mais a ser explorado aqui, muitos recursos e tudo gratuito e livre.

Abaixo a tela do Stelarium.






Até mais!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

StarPlot - Viagem pelas estrelas



Pessoal, vejam esta tela do StarPlot. Um programinha muito interessante. Com ele você pode calcular distâncias entre estrelas, a relação espacial entre diversos pontos conhecidos no espaço. É verdade que há alguns assuntos avançados, mas lembremos de Vygotsky e a Zona de Conhecimento Proximal. É preciso apresentar o que está ao alcance dos discentes, mas é preciso ir um pouco além.


São vários recursos disponíveis, mas é preciso ter uma noção do que se quer para poder desfrutar do conteúdo com mais sucesso.

Até mais!


terça-feira, 28 de outubro de 2008

Mais uma do "Dia"

Descobri que algumas pessoas utilizam o CmapTools para a elaboração de mapas conceituais/mentais. Junto com isso descobri também que algumas estão tendo problemas para executar o programa no linux. Passei pelo mesmo problema. O CmapTools, além de muito grande, não funcionou muito bem quando atualizei o Java para a versão 6. Bem, de qualquer forma não gastei muito tempo tentando entender a razão nem tentei encontrar uma solução para o problema. Hoje eu estava precisando de um mapa conceitual e o construí no Dia. Vejam como ficou. Acho que não vou mais voltar a utilizar o Cmap, ele é fantástico, mas o Dia já está nos repositórios e é de muito fácil manipulação.

Primeiro uma tela de trabalho. Observe que as ferramentas podem ficar sobre a área de trabalho ou do lado.

Agora, o mapa que eu precisava.


Até depois!

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

GoogleEarth - um novo visual nas aulas de geografia.

Olá, visitante! Ando atarefado até o pescoço, por isso vou me desviar um pouquinho dos mapas conceituais e mostrar algumas telas já tão conhecidas do GoogleEarth.
É óbvio que estudar geografia não consiste em olhar mapas ou um globo. Entretanto, visualizar um globo terrestre com inúmeras informações pode ser muito útil ao professor que está interessado em transformar informações em conhecimento efetivo. Pois bem, pra quem pensa que este recurso só está disponível aos usuários do sistema da Microsoft, vejamos umas poucas telas ilustrativas. Imagine as possibilidades de um recurso desses dentro das aulas de geografia. Quanta interatividade seria possível!


A pequena Rolim de Moura na melhor visualização.

Rolim de Moura e adjacências (do mais conhecido para o contexto maior)

Por fim, no contexto global.



Por hoje é só, pessoal! Quando a cabeça estiver mais livre, volto a postar a sequência.


domingo, 21 de setembro de 2008

Dia - mapas conceituais e mentais

Tirei um tempo pra respirar e rabisquei um gráfico sobre a árvore, como havia dito que faria. É bom que se diga logo que a criatividade fará coisas impressionantes e não o que estou postando aqui. Agora, olhe e imagine o que alguém com uma excelente idéia pode fazer com um programa desses.
O mapa que segue foi criado com o programa Dia, muito simples e intuitivo. Há muitas ferramentas especializadas que podem fazer um trabalho de alta qualidade.

O mapa ficou grande demais, assim, a visualização dele não será melhor, lemento, vou procura melhorar. Por ora, entretanto, espero que sirva de incentivo. Outras demonstrações virão, se Deus permitir.
Até mais!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Mapas Conceituais e Mentais


Fiquei conhecendo, por meio de um de meus irmãos, um software para construção de gráficos conceituais muito interessante. Nos anos 70 Joseph Novak da Universisade de Cornell desenvolveu a ideia de mapas conceituais ou mentais utilizando a informática. Isso foi fruto da ideia do aprendizado significativo. Novak entendia que o conhecimento acontece por meio de conexões entre as noções novas e as estruturas subjacentes.Os mapas são, então, representações gráficas de temas e suas relações. Uma forma de visualizar as conexões entre tópicos ou temas.
Assim dá pra ver que os mapas podem ser aplicados em incontáveis situações. Com um lápis na mão e uma folha em branco podemos começar estabelecer um esboço a respeito de uma tema qualquer. Ou, quem sabe, começar a construir um mapa mental, ou conceitual, dependendo do tipo de pesquisa.

No planejamento de uma rede de computadores um mapa é essencial. No planejamento de ação de uma empresa é uma tremenda ferramenta na mão do administrador. O pesquisador pode ir descobrindo e fazendo visual as conexões entre os temas e subtemas do seu estudo. O programador "pensa" um programa (software) como um mapa mental, depois ele escolhe a linguagem com sua sintaxe para transformar a ideia em programa. Que forma fantástica de demonstrar as conexões lógicas entre assuntos estudados. O professor (até do ensino infantil) pode ir, passo-a-passo, deixando clara as ligações entre as matérias estudadas.

Muito bem, foi por isso que comecei a procurar programas livres para construção desses mapas, programas para quem utiliza software livre, especialmente o Linux.
Bem, encontrei alguns programas fantásticos. Podemos fazer mapas em sites construídos especialmente para isso, ferramentas on-line. Encontrei também um programa, talvez um dos mais conhecidos, o Cmap Tools que é fantástico. Entretanto, no meu caso, ele exigia alguns ajustes na máquina virtual java, assim, deixei-o de lado. Além do mais é um programa de 70 MB. Além desses encontrei outros dos quais quero mostrar alguns gráficos simples criados com essas ferramentas nativas do Linux. Lembro que utilizo o Debian, que nem de longe é o mais atualizado, apesar de ser (de longe) o mais estável. Talvez sistemas mais atualizados apresentem inovações na área - estou pensando em algo como Ubuntu ou Kanotix, Kanoppix... algo assim.

Considerando o pouco tempo que tenho tido, vou apresentar um gráfico construído de forma simples nos programas: FreeMind, Dia, kdissert e Vym. Obviamente vou fazê-lo em dias diferentes. O tema será uma referência ao mês de setembro em que se comemora o Dia da Árvore.
Então vamos lá!
Construí um mapa para exploração da árvore, uma árvore conceitual, claro. O FreeMind é uma ferramenta interessante, é um pouco complexa oferecendo alguns recursos avançados. O mapa é simples, mas alguém que esteja pensando em um auxílio na gestão de suas próprias idéias pode achar o programa muito sugestivo.

Segue uma tela do FreeMind sendo executado no Debian com ambiente Gnome.

Aqui, o mesmo mapa que se vê acima exportado para o formato "png", formato de imagem simples. Pode ser visualizado em qualquer programa.Outro dia posto o mesmo mapa desenvolvido em outro programa. Até lá!

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Ah, se no meu tempo fosse assim...

É, fico imaginando aquele professor com seus pesados óculos, tentando fazer entrar na cabeça da turma a idéia de como, em tese, poderiam ser visualizados os elementos. É isso mesmo! O Kalzium é um programa fantástico que mostra a tabela periódica com muitas informações e um visual simplesmente esclarecedor.
Vejamos algumas telas.
Com o Kalzium você pode visualizar a tabela periódica dos elementos numa boa. De quebra você recebe uma gama de informações fantástica. Tudo isso pode tornar-se conhecimento produtivo.
Que tal apresentar para a turma uma amostra visual do elemento de que se está falando? Hum, assim fica muito mais interessante!
Informações sobre o espectro, obviamente para turmas mais avançadas, ou quem sabe uma pitada de curiosidade para estimular?
A tabela de estados físicos está presente com muitas informações. Ponto de ebulição, fusão, etc. Nesta tabela é possível criar gráficos muito interessantes. Uma chance a mais de fazer essas informações serem relevantes.
A linha do tempo é, sem dúvida, uma "mão na roda" para uma aula de história da química. Movimentando uma "barra do tempo" no painel lateral é possível ter a apresentação do ano em que cada elemento ou elementos foram descobertos.

E o modelo de Rutherford? A distribuição eletrônica de Linus Pauling? Com esse recurso da tabela tudo fica muito mais acessível.
É, se no meu tempo fosse assim... o pobre professor não teria que sofrer tanto. Mas o tempo oportuno é agora! Tudo isso é gratuito e aberto. Um programa impressionante para o seu uso.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Defendendo o Mundo com o TuxMath

Olha, o TuxMath é apenas um jogo, mas é sensacional. É possível configurar o jogo para lidar com as 4 operações básicas da matemática. Pode-se escolher o nível de dificuldade, a quantidade de cálculos, bem como a velocidade geral do jogo.
O objetivo do Tux (o pingüim mascote do Linux) é defender a cidade das bombas que caem do céu. O jogador deve resolver as contas, digitar o resultado e teclar enter. Caso esteja correto, um raio é disparado da base e destrói a bomba ainda no ar.
Conforme vai progredindo, o jogo muda de nível e vai tornando-se mais difícil.
Muito legal!
Abaixo seguem algumas telas dessa brincadeira estimulante e educativa.
Boa diversão e bom treinamento com cálculos mentais!!

sábado, 23 de agosto de 2008

Aprender é uma brincadeira com o ChildsPlay!

Apresentei, deforma rápida, algumas propostas da suite GCompris e lembro que tratou-se apenas de uma breve olhadela. Agora quero mostrar algumas telas de uma outra suite, o ChildsPlay. Esse programa provê uma gama de atividades interessantes com jogos de memorização, é possível brincar com o som dos animais dentre outros.
Por interesse na brevidade vou postar apenas duas telas. O ChildsPlay possui um visual mais simplificado que o GCompris, mas é muito divertido e interessante. Em matéria de conteúdo só fica devendo na quantidade, mesmo assim, plugins podem ser acrescentados quando houver disponibilidade deles. Vamos lá
Aqui temos a tela inicial das atividades. Os plugins instalados por padrão ficam disponibilizados aqui. Inicialmente é possível ver 13 jogos para muitas atividades.

Nesta segunda tela está visível um jogo da memória na fase inicial. Esse jogo fica bem extenso. Também os sons que acompanham cada etapa é uma diversão à parte. O objetivo fica a cargo do orientador, mas a diversão..., ah, essa começa logo no início da atividade. Um programa fantástico!
Nas próximas postagens quero apresentar alguns programas individuais. Por ora vou priorizar aqueles que são indicados para o ensino infantil.
Até lá!

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Atividades de Estratégia?

O xadrez é reconhecidamente um jogo muito útil para o desenvolvimento do raciocínio, concentração e visão estratégica. Pois bem, com o GCompris é possível aprender com lições muito intuitivas e depois jogar, tanto contra a máquina quanto com um colega. Uma delícia de atividade.
Há muito mais no GCompris, quebra-cabeças, atividades de leitura (que podem ser configuradas para utilizar o português, espanhol ou inglês), dentre outras. Fico por aqui com esta suite fantástica. Prefiro utilizá-la no Linux, mas se você gosta de trabalhar enquanto lida com os virus no PC, não se preocupe, você pode encontrar uma versão para o sistema da Microsoft. O link é http://www.educational-freeware.com/freeware/gcompris.aspx
O site oficial do Gcompris é http://gcompris.net/
Até mais!
RAB

Conceitos de Física sem números



Fantástico! É isso mesmo. As atividades com movimentos baseados nos princípios da física são muito interessantes. Que tal um passeio pelo ciclo da água na companhia do Tux? Uma infinidade de temas podem ser abordados de forma interdisciplinar aproveitando uma viagem virtual no
As crianças quando brincam com pipas revelam conhecimento na lida com a direção e força do vento. A atividade da tela seguinte é muito divertida, trabalha com conceitos da física sem apresentar números e enunciados. Tux pula do aviãozinho, deve-se considerar a velocidade do avião, a velocidade e a direção do vento, bem como a hora de abrir o pára-quedas. Muito divertido. Um jogo que os adultos não dispensam.
Os conceitos da física são realidade na vida das crianças, mas aqui a proposta de é de fazer com que como estudantes as crianças encarem esses conceitos de forma divertida e instrutiva.

Atividades os Periféricos do PC

Com o GCompris é possível que estudantes treinem habilidades com os periféricos do PC. Trabalhos com o mouse são possíveis e tornam-se desejáveis com um visual muito bonito.


Nesta atividade, com um clique simples o animalzinho vai sendo revelado. A imagem é um show e um incentivo às tentativas. O treinamento ensina a precisão, e a utilização do mouse.Nesta, lindas imagens do fundo do mar são tomadas por peixes de várias cores e formas. Ao toque do mouse os peixes desaparecem. Por fim, quanto se consegue tocar todos e limpar a tela, uma comemoração sonora é exibida. Lindas imagens ajudam no treinamento da velocidade e precisão com o ponteiro do ratinho.

Vamos treinar o clique duplo? Ora, treinar clique duplo pode não ser um exercício muito convidativo, mas com as imagens que estão por trás dos blocos...hum, uma simples atividade fica muito mais interessante.Outras atividades de movimento do mouse estão disponíveis, imagens lindas despertam a curiosidade e servem de incentivo para a ação.

Atividades de Descoberta

E lá vamos nós! Quero continuar o passeio pela suite GCompris fazendo uma apresentação breve de algumas atividades. Em razão de minha banda de internet ser muito limitada, vou postar poucas amostra daqui em diante. Espero, entretanto, seja suficiente para desafiar alguém a experimentar.

Como já ficou claro, as telas que são visualizadas aqui estão em resolução pequena, por padrão elas ocupam a tela inteira. Um visual muito bom. Segue um quadro com atividade de geografia. Um mapa mundi interativo, para atividade simples, um visual simples mas instrutivo.
Vamos aprender a ver as horas em relógio com mostrador analógico? As animações são interessantes e o conteúdo utilíssimo. Não dá pra passar despercebido.
Algorítmos para crianças? Pois é, lógica. Assunto ligado tanto à filosofia quanto ao mundo da informática pode ser iniciado de forma agradável com este jogo de lógica. É o conteúdo avançado sendo abordado de forma acessível. Além dos efeitos sonoros animadores presentes em cada atividade. Verdadeiros prêmios!
Há uma infinidade de atividades para os pequenos estudantes. Por razões já explicitadas deixarei de demonstrar, mas estão todas nesse programa fantástico.
Outras atividades serão postadas em outra ocasião. Até lá!

domingo, 10 de agosto de 2008

Atividades Com o Gcompris - Diversão

É sabido que o aprendizado eficaz é aquele que se mostra relevante, significativo. Na educação infantil, portanto, uma boa pedida é apresentar conhecimentos por meio da diversão. A informática proporciona esses recursos de uma forma fascinante. É o que pretendo ilustrar pobremente com as próximas telas.

Encontre o morango. É um jogo simples que tem por objetivo encontrar um moranguinho dentro de uma das células. A dica é dada pela coloração, verde - está frio, vermelho - está quente. Ao encontrar a frutinha, aparece um gnu felicitando o jogador.

Um futebol muito divertido. A seta do mouse deve ser posicionada em determinados locais da bola (branca) com o objetivo de direcioná-la ao gol (o buraco preto). Cada gol marcado é comemorado com uma carinha que aparece gritando de alegria. Ajuda na associação espacial e acuidade na utilização do ratinho.

O Gnu Paint é uma ferramenta de criação de imagens. É possível realizar uma infinidade de atividades com esse aplicativo. Letras, números, formas, cores, imagens de animais e muito mais. É uma infinidade de possibilidades. As criações podem ser salvas e/ou impressas.
Diversão é uma boa pedida. Essas ferramentas apresentadas têm se mostrado interessantes para um pimpolho que é minha cobaia de 4 anos.

Mais atividades serão demonstradas nas próximas postagens.

Janela inicial de atividades do GCompris

Muito bem, como prometido, hoje quero apresentar a janela inicial de acesso às atividades do GCompris. A tela inicial das atividades é esta:
Como foi dito acima, esta tela dá acesso às atividades da seguinte natureza:
  • Atividades de Diversão;
  • Atividades de Jogos - estratégia (xadrez, conecte 4 ...);
  • Atividade de Descobrir o computador (brincando com os periféricos do computador);
  • Atividades de Matemática;
  • Atividades de Quebra-cabeças;
  • Atividades de Leitura e...
  • Experiências (com movimentos físicos).
Observação importante é que aqui estou mostrando uma tela pequena no monitor, entretanto, na realidade isso ocorre em razão da forma pela qual faço a captura das telas no meu pc. Na realidade o programa utiliza, por padrão, a tela inteira. É um visual bem bonito e atrativo para as crianças. A suite ainda vem configurada para exibir sons além das cores serm um atrativo interessante.

Para que se possa utilizar esse programa é necessário ter alguma aceleração de vídeo. No meu caso utilizo uma placa AGP 256 nvidia geforce fx 5500. Não é lá grande coisa, mas para a finalidade que a uso, faz tudo o que preciso. Os PCs mais atuais já possuem aceleradores de vídeo integrado que normalmente funcionam muito bem no linux.

Na próxima postagem vou apresentar algumas telas de atividades. Até lá!

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Janelas da Administração do GCompris

















A janela da tela de administração do GCompris. Nessa janela é possível elaborar suas estratégias, fazer o plenejamento de quais atividades utilizar. Ou seja, aqui você pode adequar o programa para o uso que pretende.
















Nesta tela pode ser visualizado as diversas atividades possíveis. Basta marcar ou desmarcar as caixas para que seja ativado um grupo ou uma atividade que seja.

















Aqui é possível estabelecer grupos e usuários.
















Nesta tela é possível criar as turmas de usuários. Muito intuitivo, entretanto, havendo necessidade, é possível encontrar dicas nas "ajudas" do próprio programa.
















Após as configurações devidas, o que não é necessário para a utilização doméstica, basta sair do gerenciador administrativo e pronto.

Na próxima postagem vou apresentar algumas telas de atividades propostas para o ensino infantil.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Você sabe o que é Open Source?

A Free Software Fundation estabelece os critério para que um programa de computador seja considerado livre ou de fonte livre. Os critérios são basicamente quatro (04):
  • A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0);
  • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
  • A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2);
  • A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.1
Há disponível na web inúmeros programas para os mais diversos fins que se possa imaginar. Esses programas podem utilizados como bem se entender, modificados e redistribuídos, desde que as modificações sejam disponibilizadas para a comunidade toda.
Dentre esses inúmeros programas há uma grande diversidade programas educacionais. Desde softwares para fins avançados até programas para ajudar no treinamento de digitação, aprendizado de leitura, jogos educativos, além - é claro - de muita diversão.
Esses programas estão disponíveis para as várias plataformas existentes, ou seja, esses programas podem ser utilizados por pessoas que utilizam o sistema da Microsoft, Unix, Mac Os, BSD e Linux. Neste blog sempre nos referiremos ao sistema Linux que é Software Livre (open source).

Hoje quero apresentar de forma breve uma suite impressionante chamada Gcompris. Fica prometido algumas imagens desse fantástico programa que pode ser utilizado com crianças de 02 a 10 anos.
Amanhã apresentarei algumas telas da versão que tenho instalado no Debian etch (uma das principais distribuições linux).

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Propósito...

Para o caso de alguém passar por aqui...

Alguém dirá: "mais um blog sobre open source na educação!" e é a mais pura verdade, apenas mais um. Ocorre que a motivação para esse espaço é muito pessoal. Depois de preciosos incentivos, entendi que neste local se me ofereceria uma rica oportunidade de me manter atualizado sobre as novidades e aplicabilidades da tecnologia de código aberto a serviço da educação. Assim, antes de ser uma utilidade para outros, esse espaço é uma utilidade particular, aberta, mas particular. Bem, agora só falta as postagens que me parecem importantes e quem sabe o seja para você também?
De qualquer forma, seja bem vindo e obrigado por dizer o que bem entender a respeito do que vier a encontrar aqui.
Sinta-se em casa,
Evaldo

PS.: Um link que vale a pena visitar, especialmente se você está interessado em conhecer o mundo do código livre na educação. http://rafaelnink.com/blog/

Agora, com todo o respeito, com a palavra a minha incentivadora. Obrigado, professora! http://lindamenina.ju.zip.net/