quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Você sabe o que é Open Source?

A Free Software Fundation estabelece os critério para que um programa de computador seja considerado livre ou de fonte livre. Os critérios são basicamente quatro (04):
  • A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0);
  • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
  • A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2);
  • A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.1
Há disponível na web inúmeros programas para os mais diversos fins que se possa imaginar. Esses programas podem utilizados como bem se entender, modificados e redistribuídos, desde que as modificações sejam disponibilizadas para a comunidade toda.
Dentre esses inúmeros programas há uma grande diversidade programas educacionais. Desde softwares para fins avançados até programas para ajudar no treinamento de digitação, aprendizado de leitura, jogos educativos, além - é claro - de muita diversão.
Esses programas estão disponíveis para as várias plataformas existentes, ou seja, esses programas podem ser utilizados por pessoas que utilizam o sistema da Microsoft, Unix, Mac Os, BSD e Linux. Neste blog sempre nos referiremos ao sistema Linux que é Software Livre (open source).

Hoje quero apresentar de forma breve uma suite impressionante chamada Gcompris. Fica prometido algumas imagens desse fantástico programa que pode ser utilizado com crianças de 02 a 10 anos.
Amanhã apresentarei algumas telas da versão que tenho instalado no Debian etch (uma das principais distribuições linux).

Nenhum comentário: