domingo, 10 de agosto de 2008

Atividades Com o Gcompris - Diversão

É sabido que o aprendizado eficaz é aquele que se mostra relevante, significativo. Na educação infantil, portanto, uma boa pedida é apresentar conhecimentos por meio da diversão. A informática proporciona esses recursos de uma forma fascinante. É o que pretendo ilustrar pobremente com as próximas telas.

Encontre o morango. É um jogo simples que tem por objetivo encontrar um moranguinho dentro de uma das células. A dica é dada pela coloração, verde - está frio, vermelho - está quente. Ao encontrar a frutinha, aparece um gnu felicitando o jogador.

Um futebol muito divertido. A seta do mouse deve ser posicionada em determinados locais da bola (branca) com o objetivo de direcioná-la ao gol (o buraco preto). Cada gol marcado é comemorado com uma carinha que aparece gritando de alegria. Ajuda na associação espacial e acuidade na utilização do ratinho.

O Gnu Paint é uma ferramenta de criação de imagens. É possível realizar uma infinidade de atividades com esse aplicativo. Letras, números, formas, cores, imagens de animais e muito mais. É uma infinidade de possibilidades. As criações podem ser salvas e/ou impressas.
Diversão é uma boa pedida. Essas ferramentas apresentadas têm se mostrado interessantes para um pimpolho que é minha cobaia de 4 anos.

Mais atividades serão demonstradas nas próximas postagens.

Um comentário:

Silvia Gomes disse...

Evaldo, gostei do seu blog, é assim que se começa, as publicações estão ótimas, fiquei mais interessada no linux a partir da leitura do seu blog.
bjus
Silvinha