quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Ah, se no meu tempo fosse assim...

É, fico imaginando aquele professor com seus pesados óculos, tentando fazer entrar na cabeça da turma a idéia de como, em tese, poderiam ser visualizados os elementos. É isso mesmo! O Kalzium é um programa fantástico que mostra a tabela periódica com muitas informações e um visual simplesmente esclarecedor.
Vejamos algumas telas.
Com o Kalzium você pode visualizar a tabela periódica dos elementos numa boa. De quebra você recebe uma gama de informações fantástica. Tudo isso pode tornar-se conhecimento produtivo.
Que tal apresentar para a turma uma amostra visual do elemento de que se está falando? Hum, assim fica muito mais interessante!
Informações sobre o espectro, obviamente para turmas mais avançadas, ou quem sabe uma pitada de curiosidade para estimular?
A tabela de estados físicos está presente com muitas informações. Ponto de ebulição, fusão, etc. Nesta tabela é possível criar gráficos muito interessantes. Uma chance a mais de fazer essas informações serem relevantes.
A linha do tempo é, sem dúvida, uma "mão na roda" para uma aula de história da química. Movimentando uma "barra do tempo" no painel lateral é possível ter a apresentação do ano em que cada elemento ou elementos foram descobertos.

E o modelo de Rutherford? A distribuição eletrônica de Linus Pauling? Com esse recurso da tabela tudo fica muito mais acessível.
É, se no meu tempo fosse assim... o pobre professor não teria que sofrer tanto. Mas o tempo oportuno é agora! Tudo isso é gratuito e aberto. Um programa impressionante para o seu uso.

Um comentário:

Retizlaf disse...

ooo como q eu faço pra baxar esse progrma

me mande um email: alessandro_retizlaf@hotmail.com