terça-feira, 16 de setembro de 2008

Mapas Conceituais e Mentais


Fiquei conhecendo, por meio de um de meus irmãos, um software para construção de gráficos conceituais muito interessante. Nos anos 70 Joseph Novak da Universisade de Cornell desenvolveu a ideia de mapas conceituais ou mentais utilizando a informática. Isso foi fruto da ideia do aprendizado significativo. Novak entendia que o conhecimento acontece por meio de conexões entre as noções novas e as estruturas subjacentes.Os mapas são, então, representações gráficas de temas e suas relações. Uma forma de visualizar as conexões entre tópicos ou temas.
Assim dá pra ver que os mapas podem ser aplicados em incontáveis situações. Com um lápis na mão e uma folha em branco podemos começar estabelecer um esboço a respeito de uma tema qualquer. Ou, quem sabe, começar a construir um mapa mental, ou conceitual, dependendo do tipo de pesquisa.

No planejamento de uma rede de computadores um mapa é essencial. No planejamento de ação de uma empresa é uma tremenda ferramenta na mão do administrador. O pesquisador pode ir descobrindo e fazendo visual as conexões entre os temas e subtemas do seu estudo. O programador "pensa" um programa (software) como um mapa mental, depois ele escolhe a linguagem com sua sintaxe para transformar a ideia em programa. Que forma fantástica de demonstrar as conexões lógicas entre assuntos estudados. O professor (até do ensino infantil) pode ir, passo-a-passo, deixando clara as ligações entre as matérias estudadas.

Muito bem, foi por isso que comecei a procurar programas livres para construção desses mapas, programas para quem utiliza software livre, especialmente o Linux.
Bem, encontrei alguns programas fantásticos. Podemos fazer mapas em sites construídos especialmente para isso, ferramentas on-line. Encontrei também um programa, talvez um dos mais conhecidos, o Cmap Tools que é fantástico. Entretanto, no meu caso, ele exigia alguns ajustes na máquina virtual java, assim, deixei-o de lado. Além do mais é um programa de 70 MB. Além desses encontrei outros dos quais quero mostrar alguns gráficos simples criados com essas ferramentas nativas do Linux. Lembro que utilizo o Debian, que nem de longe é o mais atualizado, apesar de ser (de longe) o mais estável. Talvez sistemas mais atualizados apresentem inovações na área - estou pensando em algo como Ubuntu ou Kanotix, Kanoppix... algo assim.

Considerando o pouco tempo que tenho tido, vou apresentar um gráfico construído de forma simples nos programas: FreeMind, Dia, kdissert e Vym. Obviamente vou fazê-lo em dias diferentes. O tema será uma referência ao mês de setembro em que se comemora o Dia da Árvore.
Então vamos lá!
Construí um mapa para exploração da árvore, uma árvore conceitual, claro. O FreeMind é uma ferramenta interessante, é um pouco complexa oferecendo alguns recursos avançados. O mapa é simples, mas alguém que esteja pensando em um auxílio na gestão de suas próprias idéias pode achar o programa muito sugestivo.

Segue uma tela do FreeMind sendo executado no Debian com ambiente Gnome.

Aqui, o mesmo mapa que se vê acima exportado para o formato "png", formato de imagem simples. Pode ser visualizado em qualquer programa.Outro dia posto o mesmo mapa desenvolvido em outro programa. Até lá!

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal,realmente vc faz uso do linux interessante a matéria sobre o assunto,a ju nos falou do seu blog, muito bom.
bye