segunda-feira, 22 de abril de 2013

Globo virtual - Marble

O GoogleEarth é fantástico! As possibilidades de trabalho com ele são impressionantes, mas sem uma internet de banda larga pode ser uma grande frustração. Uma alternativa realmente útil a ser considerada é o Marble. Trata-se de um software livre do projeto KDE, mas possui versão para quem ainda utiliza Windows. Obviamente não possui todos os recursos do GoogleEarth, mas pode ajudar muito como um globo virtual. O programa já vem carregado com alguns mapas, mas há um repertório bem interessante para ser baixado do repositório e é acessado pelo próprio programa sem necessidade de navegador externo. Vejamos algumas telas e imagine as possibilidades. 

 Na imagem acima pode-se ver a disposição inicial dos elementos de navegação. A barra de menus pode ser acessada, mas os elementos mais utilizados ficam na margem esquerda. No menu "Navegação" é possível procurar as cidades pelos nomes e, se você observar com cuidado, verá que Alto Alegre dos Parecis, Rondônia, está localizada no mapa. Para cada mapa há também uma legenda com informações úteis. São vários globos para análise de igualmente vários aspectos. A possibilidade de mover o globo fazendo-o girar em vários sentidos é uma interatividade acessível mesmo em máquinas modestas como a que estou utilizando agora. E a utilização (exceto o download de novos mapas) dispensa a conexão com a internet.

A título de ilustração, a figura acima mostra um mapa de zonas climáticas e oscilações de temperatura durante o ano. São vários mapas que tratam do assunto. Além de pluviosidade, densidade demográfica e mais.

Para o caso de ser interessante a visualização plana, isso também é possível fazendo a escolha no menu "Projeção".
Há mapas históricos (antigos), mapas da Lua, Mercúrio, Vênus e Marte, uma verdadeira enciclopédia. Ressalvadas as propostas distintas de cada programa, o Marble é uma alternativa respeitável ao software da Google (que tem reservado seu lugar ao Sol virtual).

Há vários outros recursos dos quais não irei falar aqui, mas esse programa é uma enciclopédia completa e vale a pena pensar nele como um auxílio à interdisciplinaridade.
Um videozinho para ilustrar algumas funções de forma mais dinâmica.


A dica está dada!


Nenhum comentário: