segunda-feira, 22 de abril de 2013

Aprender a digitar corretamente

Você anda "catando milho" no teclado do PC? Quer deixar essa vida e começar a digitar corretamente? Pois bem, essa dica é para quem usa Gnu/Linux e também Windows. Há algum tempo postei uma pequena dica sobre o Ktouch como um excelente programa para treinar digitação. Agora passo a apresentar, de forma sucinta, o software Klavaro. O programa pode ser baixado do seguinte endereço: http://klavaro.sourceforge.net/pt/index.html. O link é útil caso sua distribuição não disponha do Klavaro no gerenciador de pacotes ou se você ainda usa Windows. No caso de quem usa Debian ou uma distribuição derivada (no meu caso Edubuntu), basta digitar o seguinte comando no terminal: "sudo apt-get install klavaro".

Pois bem, logo ao iniciar, o Klavaro apresenta uma tela simples e muito intuitiva. As configurações são automáticas, mas para o caso de algum problema, basta indicar como na figura abaixo e pronto. 
A Introdução é um tutorial de posicionamento das mãos e a dica de quais dedos são responsáveis por quais teclas. Clicando sobre as teclas virtuais, os dedos correspondentes ficam sinalizados. Ao clicar sobre o botão "Passo seguinte" outras instruções são apresentadas. Você pode voltar a cada uma delas e a cada módulo quantas vezes quiser para relembrar as orientações.
Os módulos "Adaptabilidade" e "Fluidez" são, certamente, muito interessantes para o aperfeiçoamento. Entretanto, é o "Curso Básico" que deve ser o foco de quem está aprendendo e deseja digitar segundo a técnica correta. O programa é basicamente o que se fazia nos cursos de Datilografia, treinamento focado na repetição e memorização da localização das teclas. Salvo alguma dificuldade especial, qualquer pessoa que encarar o curso com firmeza de propósito logo verá o resultado do esforço. Digitação rápida e fluente, sem a necessidade de olhar para o teclado. E então, "catar milho" jamais!


Fica a dica.


Nenhum comentário: