terça-feira, 23 de abril de 2013

Começar é preciso - Blog Atividades e Leituras (Blog da Prof. Nair da Silva)

Às vezes temos a ideia de que é necessário um conjunto quase inalcançável de condições, recursos e conhecimento para se implementar uma boa ideia. Bem, a professora Nair da Silva - Educandário Paulo Freire de Alto Alegre dos Parecis/RO parece não ter cedido espaço a essa ideia. 

A escola em que trabalha dispõe de um pequeno laboratório com 10 computadores muito antigos e com acesso a internet. A professora posta textos no seu blog e os alunos são desafiados a fazer comentários a respeito das leituras. São comentários pequenos, mas com eles e por meio deles a docente consegue diagnosticar determinados problemas com suas turmas (Língua Portuguesa nas séries finais do Ensino Fundamental). 

Vira e mexe o blog tem um visual diferente, textos novos, postagens diversas, sempre buscando ser atrativo aos estudantes. 

Além do benefício imediato em que consiste o diagnóstico que informa a professora, outro benefício muito interessante tem sido notado. A maioria esmagadora dos alunos faz suas postagens no laboratório da escola. Desses, muitos tiveram o primeiro acesso ao computador por meio do cumprimento das obrigações com a professora e seu blog. Adolescentes que talvez aguardariam a oportunidade de fazer um "cursinho de informática" para terem acesso ao computador, são colocados em uma situação na qual o contato com a máquina, literalmente, resolve parte dos seus problemas. Ao comentar um determinado texto, os educandos recebem feedback o que não os deixa à deriva. Um blog com tais características evita que os adolescentes fiquem boiando na internet, pois lá eles navegam de verdade.

Quer conhecer? Eis o caminho: http://leituraseatividades.blogspot.com.br/.
Segue um screen do dia. E que sirva de desafio para que os professores tenham um endereço profissional e particular.


Fica a dica.

Um comentário:

atividades e leituras disse...

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. E agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas na correria do dia-a-dia. Então meu amigo muito obrigada pelo sua palavras.............Que Deus o abençõe muitissimo!!!
Abraço.