quarta-feira, 17 de abril de 2013

Gcompris + gnucap

A suíte Gcompris é uma obra fantástica. Para quem utiliza Gnu/Linux são 177 atividades possíveis para crianças de 2 a 10 anos. Os usuários do Sistema Windows não disporão de todas, salvo seja feito uma contribuição para os desenvolvedores. Quem utiliza Linux fica na vantagem.

As atividades disponíveis imediatamente são várias e de uma riqueza incrível, mas quando o software é instalado fica faltando um complemento que não é instalado por padrão. Trata-se do "gnucap". Para instalar o complemento basta utilizar o gestor de pacotes da distribuição que está usado. Nas distribuições baseadas no Debian (no meu caso estou utilizando o Edubuntu) basta digitar o seguinte em um terminal: "sudo apt-get install gnucap" e inserir a senha do usuário administrador ao ser solicitada.

O Gnucap habilita as atividades de experimentação. Nas imagens abaixo aparece o simulador de circuito elétrico. A lâmpada é ligada e desligada ao acionar o interruptor com um clique do mouse. Há outras atividades possíveis, mas talvez você já tenha se deparado com a limitação das atividades envolvendo simulações.


Nenhum comentário: