sábado, 20 de fevereiro de 2010

Aluguel do Windows e Office?

Parece que é isso mesmo, a Microsoft pretende fazer inovações nas licenças dos seus produtos. Inovações que não mudam muita coisa, na verdade, mas vai dificultar bastante a vida de quem usa software pirata. Acompanhe a notícia no link a seguir: http://blogs.computerworld.com/15387/windows_goes_rental

Pessoal, acho bom que nos ocupemos em aprender a utilizar software livre.

Evaldo

Qualidade e preço...relação muito estranha!


"OpenOffice é utilizado em 21,5% dos PCs na Alemanha". A notícia é do site http://www.guiadopc.com.br/noticias/13196/openoffice-e-utilizado-em-215-dos-pcs-na-alemanha.html e vale a pena ser vista. Os alemães estão utilizando a Suite OpenOffice e servindo de modelo para o mundo.

Já ouvi muitas vezes a desculpa de não se usar Software Livre em razão da dificuldade de uso e da qualidade dos mesmos. Tudo bem que isso está fora de cogitação, especialmente nos dias de hoje, mas o uso do OpenOffice é algo que deveria ser considerado pelas pessoas.
É bom lembrar que a Suite livre é muito parecida com o pacote Office da Microsoft, mas a semelhança fica por aí mesmo. Um usuário avançado pode sofrer muito para se adaptar ao OpenOffice ou BrOffice pelo fato de ser um programa ou programas muito diferentes entre si. Entretanto, a utilização normal que se faz dos pacotes office é muito superficial, se considerarmos os recursos disponíveis nesse tipo de programa. Assim, por exemplo, um usuário que utiliza o Office 2003 ao mudar para o pacote 2007 terá que se adequar aos novos programas de forma muito semelhante a quem deixa a suite proprietária e inicia a utilização da suite Open. Estamos considerando que se trata de usuários que usam os recursos mais básicos.
Finalmente, quero deixar um exemplo bem próximo. Fernandinho, meu sobrinho de 06 anos, utiliza o Ubuntu 9.4 com o pacote OpenOffice e todas as ferramentas livres para as tarefas comuns com o PC. Vídeos, internet, edição de texto, visualização de imagens, jogos (muitos jogos educacionais) e tudo o mais que uma criança com essa idade faz com o computador. Ele é acompanhado de seus pais que também utilizam as mesmas ferramentas no PC e não têm sentido falta de de nenhum software proprietário.

Evaldo