terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Viajando com o Kstars e o Stelarium

Pessoal, quero deixar mais umas telas aqui.
A primeira é a tela do Kstars, um programa muito interessante, cheio de plugins e informações que podem ser baixadas para exibição na tela. O visual é bom, não é pesado com um pouco de treino e ajuda de um mapa estelar... hum, dá pra viajar mesmo.

O programa é nativo do ambiente KDE, mas no gnome ele roda perfeitamente - peculiaridade dos sitemas debian based.

A seguir a tela do Kstars



A segunda tela é do programa Stelarium. Além de exibir uma grade que facilita a localização espacial dos corpos apresentados, o Stelarium pode, por exemplo, mostrar (opcionalmente) as imagens alusivas às constelações - muito instrutivo.
Obviamente os recursos não foram todos expostos aqui. Eles são muitos e não é o meu objetivo falar de todos eles. Há muito mais a ser explorado aqui, muitos recursos e tudo gratuito e livre.

Abaixo a tela do Stelarium.






Até mais!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

StarPlot - Viagem pelas estrelas



Pessoal, vejam esta tela do StarPlot. Um programinha muito interessante. Com ele você pode calcular distâncias entre estrelas, a relação espacial entre diversos pontos conhecidos no espaço. É verdade que há alguns assuntos avançados, mas lembremos de Vygotsky e a Zona de Conhecimento Proximal. É preciso apresentar o que está ao alcance dos discentes, mas é preciso ir um pouco além.


São vários recursos disponíveis, mas é preciso ter uma noção do que se quer para poder desfrutar do conteúdo com mais sucesso.

Até mais!