quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Defendendo o Mundo com o TuxMath

Olha, o TuxMath é apenas um jogo, mas é sensacional. É possível configurar o jogo para lidar com as 4 operações básicas da matemática. Pode-se escolher o nível de dificuldade, a quantidade de cálculos, bem como a velocidade geral do jogo.
O objetivo do Tux (o pingüim mascote do Linux) é defender a cidade das bombas que caem do céu. O jogador deve resolver as contas, digitar o resultado e teclar enter. Caso esteja correto, um raio é disparado da base e destrói a bomba ainda no ar.
Conforme vai progredindo, o jogo muda de nível e vai tornando-se mais difícil.
Muito legal!
Abaixo seguem algumas telas dessa brincadeira estimulante e educativa.
Boa diversão e bom treinamento com cálculos mentais!!

sábado, 23 de agosto de 2008

Aprender é uma brincadeira com o ChildsPlay!

Apresentei, deforma rápida, algumas propostas da suite GCompris e lembro que tratou-se apenas de uma breve olhadela. Agora quero mostrar algumas telas de uma outra suite, o ChildsPlay. Esse programa provê uma gama de atividades interessantes com jogos de memorização, é possível brincar com o som dos animais dentre outros.
Por interesse na brevidade vou postar apenas duas telas. O ChildsPlay possui um visual mais simplificado que o GCompris, mas é muito divertido e interessante. Em matéria de conteúdo só fica devendo na quantidade, mesmo assim, plugins podem ser acrescentados quando houver disponibilidade deles. Vamos lá
Aqui temos a tela inicial das atividades. Os plugins instalados por padrão ficam disponibilizados aqui. Inicialmente é possível ver 13 jogos para muitas atividades.

Nesta segunda tela está visível um jogo da memória na fase inicial. Esse jogo fica bem extenso. Também os sons que acompanham cada etapa é uma diversão à parte. O objetivo fica a cargo do orientador, mas a diversão..., ah, essa começa logo no início da atividade. Um programa fantástico!
Nas próximas postagens quero apresentar alguns programas individuais. Por ora vou priorizar aqueles que são indicados para o ensino infantil.
Até lá!

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Atividades de Estratégia?

O xadrez é reconhecidamente um jogo muito útil para o desenvolvimento do raciocínio, concentração e visão estratégica. Pois bem, com o GCompris é possível aprender com lições muito intuitivas e depois jogar, tanto contra a máquina quanto com um colega. Uma delícia de atividade.
Há muito mais no GCompris, quebra-cabeças, atividades de leitura (que podem ser configuradas para utilizar o português, espanhol ou inglês), dentre outras. Fico por aqui com esta suite fantástica. Prefiro utilizá-la no Linux, mas se você gosta de trabalhar enquanto lida com os virus no PC, não se preocupe, você pode encontrar uma versão para o sistema da Microsoft. O link é http://www.educational-freeware.com/freeware/gcompris.aspx
O site oficial do Gcompris é http://gcompris.net/
Até mais!
RAB

Conceitos de Física sem números



Fantástico! É isso mesmo. As atividades com movimentos baseados nos princípios da física são muito interessantes. Que tal um passeio pelo ciclo da água na companhia do Tux? Uma infinidade de temas podem ser abordados de forma interdisciplinar aproveitando uma viagem virtual no
As crianças quando brincam com pipas revelam conhecimento na lida com a direção e força do vento. A atividade da tela seguinte é muito divertida, trabalha com conceitos da física sem apresentar números e enunciados. Tux pula do aviãozinho, deve-se considerar a velocidade do avião, a velocidade e a direção do vento, bem como a hora de abrir o pára-quedas. Muito divertido. Um jogo que os adultos não dispensam.
Os conceitos da física são realidade na vida das crianças, mas aqui a proposta de é de fazer com que como estudantes as crianças encarem esses conceitos de forma divertida e instrutiva.

Atividades os Periféricos do PC

Com o GCompris é possível que estudantes treinem habilidades com os periféricos do PC. Trabalhos com o mouse são possíveis e tornam-se desejáveis com um visual muito bonito.


Nesta atividade, com um clique simples o animalzinho vai sendo revelado. A imagem é um show e um incentivo às tentativas. O treinamento ensina a precisão, e a utilização do mouse.Nesta, lindas imagens do fundo do mar são tomadas por peixes de várias cores e formas. Ao toque do mouse os peixes desaparecem. Por fim, quanto se consegue tocar todos e limpar a tela, uma comemoração sonora é exibida. Lindas imagens ajudam no treinamento da velocidade e precisão com o ponteiro do ratinho.

Vamos treinar o clique duplo? Ora, treinar clique duplo pode não ser um exercício muito convidativo, mas com as imagens que estão por trás dos blocos...hum, uma simples atividade fica muito mais interessante.Outras atividades de movimento do mouse estão disponíveis, imagens lindas despertam a curiosidade e servem de incentivo para a ação.

Atividades de Descoberta

E lá vamos nós! Quero continuar o passeio pela suite GCompris fazendo uma apresentação breve de algumas atividades. Em razão de minha banda de internet ser muito limitada, vou postar poucas amostra daqui em diante. Espero, entretanto, seja suficiente para desafiar alguém a experimentar.

Como já ficou claro, as telas que são visualizadas aqui estão em resolução pequena, por padrão elas ocupam a tela inteira. Um visual muito bom. Segue um quadro com atividade de geografia. Um mapa mundi interativo, para atividade simples, um visual simples mas instrutivo.
Vamos aprender a ver as horas em relógio com mostrador analógico? As animações são interessantes e o conteúdo utilíssimo. Não dá pra passar despercebido.
Algorítmos para crianças? Pois é, lógica. Assunto ligado tanto à filosofia quanto ao mundo da informática pode ser iniciado de forma agradável com este jogo de lógica. É o conteúdo avançado sendo abordado de forma acessível. Além dos efeitos sonoros animadores presentes em cada atividade. Verdadeiros prêmios!
Há uma infinidade de atividades para os pequenos estudantes. Por razões já explicitadas deixarei de demonstrar, mas estão todas nesse programa fantástico.
Outras atividades serão postadas em outra ocasião. Até lá!

domingo, 10 de agosto de 2008

Atividades Com o Gcompris - Diversão

É sabido que o aprendizado eficaz é aquele que se mostra relevante, significativo. Na educação infantil, portanto, uma boa pedida é apresentar conhecimentos por meio da diversão. A informática proporciona esses recursos de uma forma fascinante. É o que pretendo ilustrar pobremente com as próximas telas.

Encontre o morango. É um jogo simples que tem por objetivo encontrar um moranguinho dentro de uma das células. A dica é dada pela coloração, verde - está frio, vermelho - está quente. Ao encontrar a frutinha, aparece um gnu felicitando o jogador.

Um futebol muito divertido. A seta do mouse deve ser posicionada em determinados locais da bola (branca) com o objetivo de direcioná-la ao gol (o buraco preto). Cada gol marcado é comemorado com uma carinha que aparece gritando de alegria. Ajuda na associação espacial e acuidade na utilização do ratinho.

O Gnu Paint é uma ferramenta de criação de imagens. É possível realizar uma infinidade de atividades com esse aplicativo. Letras, números, formas, cores, imagens de animais e muito mais. É uma infinidade de possibilidades. As criações podem ser salvas e/ou impressas.
Diversão é uma boa pedida. Essas ferramentas apresentadas têm se mostrado interessantes para um pimpolho que é minha cobaia de 4 anos.

Mais atividades serão demonstradas nas próximas postagens.

Janela inicial de atividades do GCompris

Muito bem, como prometido, hoje quero apresentar a janela inicial de acesso às atividades do GCompris. A tela inicial das atividades é esta:
Como foi dito acima, esta tela dá acesso às atividades da seguinte natureza:
  • Atividades de Diversão;
  • Atividades de Jogos - estratégia (xadrez, conecte 4 ...);
  • Atividade de Descobrir o computador (brincando com os periféricos do computador);
  • Atividades de Matemática;
  • Atividades de Quebra-cabeças;
  • Atividades de Leitura e...
  • Experiências (com movimentos físicos).
Observação importante é que aqui estou mostrando uma tela pequena no monitor, entretanto, na realidade isso ocorre em razão da forma pela qual faço a captura das telas no meu pc. Na realidade o programa utiliza, por padrão, a tela inteira. É um visual bem bonito e atrativo para as crianças. A suite ainda vem configurada para exibir sons além das cores serm um atrativo interessante.

Para que se possa utilizar esse programa é necessário ter alguma aceleração de vídeo. No meu caso utilizo uma placa AGP 256 nvidia geforce fx 5500. Não é lá grande coisa, mas para a finalidade que a uso, faz tudo o que preciso. Os PCs mais atuais já possuem aceleradores de vídeo integrado que normalmente funcionam muito bem no linux.

Na próxima postagem vou apresentar algumas telas de atividades. Até lá!

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Janelas da Administração do GCompris

















A janela da tela de administração do GCompris. Nessa janela é possível elaborar suas estratégias, fazer o plenejamento de quais atividades utilizar. Ou seja, aqui você pode adequar o programa para o uso que pretende.
















Nesta tela pode ser visualizado as diversas atividades possíveis. Basta marcar ou desmarcar as caixas para que seja ativado um grupo ou uma atividade que seja.

















Aqui é possível estabelecer grupos e usuários.
















Nesta tela é possível criar as turmas de usuários. Muito intuitivo, entretanto, havendo necessidade, é possível encontrar dicas nas "ajudas" do próprio programa.
















Após as configurações devidas, o que não é necessário para a utilização doméstica, basta sair do gerenciador administrativo e pronto.

Na próxima postagem vou apresentar algumas telas de atividades propostas para o ensino infantil.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Você sabe o que é Open Source?

A Free Software Fundation estabelece os critério para que um programa de computador seja considerado livre ou de fonte livre. Os critérios são basicamente quatro (04):
  • A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0);
  • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
  • A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2);
  • A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.1
Há disponível na web inúmeros programas para os mais diversos fins que se possa imaginar. Esses programas podem utilizados como bem se entender, modificados e redistribuídos, desde que as modificações sejam disponibilizadas para a comunidade toda.
Dentre esses inúmeros programas há uma grande diversidade programas educacionais. Desde softwares para fins avançados até programas para ajudar no treinamento de digitação, aprendizado de leitura, jogos educativos, além - é claro - de muita diversão.
Esses programas estão disponíveis para as várias plataformas existentes, ou seja, esses programas podem ser utilizados por pessoas que utilizam o sistema da Microsoft, Unix, Mac Os, BSD e Linux. Neste blog sempre nos referiremos ao sistema Linux que é Software Livre (open source).

Hoje quero apresentar de forma breve uma suite impressionante chamada Gcompris. Fica prometido algumas imagens desse fantástico programa que pode ser utilizado com crianças de 02 a 10 anos.
Amanhã apresentarei algumas telas da versão que tenho instalado no Debian etch (uma das principais distribuições linux).

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Propósito...

Para o caso de alguém passar por aqui...

Alguém dirá: "mais um blog sobre open source na educação!" e é a mais pura verdade, apenas mais um. Ocorre que a motivação para esse espaço é muito pessoal. Depois de preciosos incentivos, entendi que neste local se me ofereceria uma rica oportunidade de me manter atualizado sobre as novidades e aplicabilidades da tecnologia de código aberto a serviço da educação. Assim, antes de ser uma utilidade para outros, esse espaço é uma utilidade particular, aberta, mas particular. Bem, agora só falta as postagens que me parecem importantes e quem sabe o seja para você também?
De qualquer forma, seja bem vindo e obrigado por dizer o que bem entender a respeito do que vier a encontrar aqui.
Sinta-se em casa,
Evaldo

PS.: Um link que vale a pena visitar, especialmente se você está interessado em conhecer o mundo do código livre na educação. http://rafaelnink.com/blog/

Agora, com todo o respeito, com a palavra a minha incentivadora. Obrigado, professora! http://lindamenina.ju.zip.net/